Confira os vencedores da sexta Olimpíadas de Língua Portuguesa

Na manhã do dia 13 de setembro, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, os alunos que se destacaram na etapa municipal da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, em Veranópolis, receberam os certificados e medalhas pela participação neste concurso.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, os alunos que participaram do concurso estreitaram vínculos com a comunidade e aprofundaram o conhecimento sobre sua realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.
Na rede municipal tivemos a participação de 4 escolas nas categorias: Poema, Crônica e Memórias Literárias. Os textos foram selecionados pelas comissões escolares e lançados no site da Olimpíada, sendo apenas um texto, por escola, por categoria. Após, a Comissão municipal, formada por 5 professores, realizou a escolha de um texto por categoria que irão representar nosso município na etapa estadual.
Os alunos selecionados na etapa escolar receberam o certificado pela participação na Olimpíada da Patronesse da 27ª Feira do Livro, Jane Lourdes Dal Pai Giugno.

Categoria Poema:

  • Vitória Aline dos Santos da Cruz – 5º ano da EMEF Felipe dos Santos, Prof. Vanilda Mattiello Pavan – Texto: A Terra da Longevidade

Categoria Crônica:

  • Lorenza Taglian Chaves – 9º ano da EMEF Felipe dos Santos, Prof. Sheila Sinigaglia Fachin – Texto: Glacê ou recheio?
  • Ester Pereira Ribeiro – 9º ano da EMEF Adriano Farina, Prof. Eliane Fantini Sangali – Texto: Brechas da vida
  • Patrícia Zandavalli Zaccaria – 9º ano da EMEF Senador Alberto Pasqualini, Prof. Fabiane Reigel Gasperin – Texto: O lugar onde vivo
  • Caroline Rosa Fochesatto – 9º ano da EMEF Irmão Jerônimo, Prof. Franciele Barille – Texto: Um dia a ser esquecido

Categoria Memórias Literárias:

  • Fernanda Gonçalves Machado – 7º ano da EMEF Felipe dos Santos, Prof. Adiane Fogali Marinello – Texto: Minhas lembranças
  • Carlos Eduardo de Paula Taparello – 6º ano da EMEF Adriano Farina, Prof.
  • Eliane Fantini Sangali – Texto: Quando eu era criança
  • Lívia Mezadri Omizzolo – 6º ano da EMEF Senador Alberto Pasqualini, Prof. Fabiane Reigel Gasperin Texto: As lembranças de Aurélia

Destes, os alunos que se destacaram e sagraram-se vencedores da etapa municipal foram: Vitória Aline dos Santos da Cruz, Lívia Mezadri Omizzolo e Lorenza Taglian Chaves.
A Professora Sheila S. Fachin, destacou no encontro a importância de investir no desenvolvimento intelectual de cada aluno.
Em seu pronunciamento, Jane L. D. Giugno, destacou que é fundamental que todos expressem seus sentimentos, sejam por palavras escritas ou faladas, pois “a escrita, assim como a fala, liberta”.
E para finalizar a Secretária de Educação, Izabel C. D. Menin, reforçou a importância da leitura, a qual abre caminhos e deixou como mensagem aos alunos para que “sejam curiosos e façam da leitura um hábito, uma prioridade. Não parem de buscar o conhecimento.”

Comentários