O assunto é Cultura

Na última quinta-feira, dia 08 de agosto, aconteceu o Fórum Municipal de Cultura na Sociedade Alfredochavense. O evento teve como objetivo sensibilizar e articular a sociedade para as políticas culturais do município, proporcionando ao cidadão o direito à participação cultural, entendida de forma ampla e abrangente, respeitando a diversidade cultural de cada segmento.

O evento contou com a Palestra “Cultura, Identidade e Inserção Social”, ministrada por Marco Aurélio Alves, que é Presidente do Instituto Brasileiro da Pessoa e foi Presidente do Conselho Estadual da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, gestão 2018/2019.
num segundo momento do evento, os conselheiros orientaram os participantes nos debates sobre as demandas de cada setor. As sugestões foram apresentadas e cada grupo indicou representantes que serão convidados a participarem da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura.

Conforme o Presidente do Conselho, Dirceu Andrioli, “o Fórum teve um grande êxito, pois os participantes entenderam bem a proposta, depois de assistirem atentamente à palestra do Marco Aurélio, na hora em que foram separados em grupos para debater e trazer à tona a realidade do segmento e o que almejam para os setores no futuro”.

“A palestra nos trouxe incentivos para o fomento da cultura e para o desenvolvimento social e econômico para o município, com a participação de representantes de quase todos os setores culturais “, disse a Secretária de Turismo e Cultura Diana Alessio Tomiello.

O Fórum Municipal da Cultura foi realizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural – CMPC/COMPAC, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Instituto Brasileiro da Pessoa, e em parceria com a Câmara de Vereadores e a Sociedade Alfredochavense.

Comentários