Viagem de estudos à Caxias do Sul

No dia primeiro de agosto de 2019, os estudantes do 9º ano da E.M.E.F. Irmã Joana Aimé, acompanhados pelo professor Tobias Spagnolo e a pedagoga Fernanda Leal de Souza, realizaram uma viagem de estudos ao município de Caxias do Sul. A viagem teve como objetivo a conclusão dos estudos sobre os conteúdos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, desenvolvidos nas aulas de História, durante os meses de junho e julho.
No período da manhã, os estudantes participaram de uma oficina de análise de fontes históricas no Instituto Memória Histórica e Cultural, da Universidade de Caxias do Sul e visitaram o Centro de Documentação da Universidade de Caxias do Sul – CEDOC/UCS. Nesta atividade, os alunos entraram em contato com a produção do conhecimento histórico, com as formas de limpeza, manutenção e armazenamento de documentos e a importância da preservação da história e da memória.
No período da tarde, foi realizada a visita ao Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial. No museu, estão expostos objetos de uso pessoal, armas, uniformes, equipamentos usados pelos pracinhas, fotografias e documentos referentes à participação brasileira na II Guerra Mundial.
A viagem de estudos possibilitou a aproximação dos estudantes com o conhecimento produzido na universidade, a metodologia da produção do conhecimento histórico, a valorização do patrimônio histórico-cultural e o aprofundamento dos conteúdos e conceitos trabalhados em sala de aula.

Fotos: divulgação

Comentários