BIOFERTILIZANTES AUXILIAM A AGRICULTURA E PRESERVAM A NATUREZA

Cuidar do meio ambiente tem sido uma preocupação cada vez maior nos dias atuais em todos os setores da cadeia produtiva. Com o foco na sustentabilidade, são buscadas por novas práticas, processos e tecnologias agrícolas. O resultado desse movimento é a chamada agricultura ecológica ou orgânica, que consiste em um conjunto de práticas que visam estar de acordo com as Leis da Natureza. Em Vila Flores, a Biofertilizantes Aimoré surgiu como uma ferramenta para auxiliar o cultivo de plantas sadias sem que ocorra nenhum impacto no ecossistema.

Segundo o proprietário, Julian Ceccato, o intuito é dar um destino correto para os dejetos de aves e suínos, unindo o cuidado com o meio ambiente e transformando em um produto orgânico de excelente qualidade, que auxilia no cuidado do solo e aumento da produtividade agrícola. A empresa, que fica na comunidade da Linha Aimoré, recebeu a visita do prefeito Vilmor Carbonera e da secretária da Agricultura, Cleusa Curtarelli, na quinta-feira, dia 18 de julho. Na oportunidade eles puderam conhecer as obras de ampliação que estão sendo realizadas no local.

O Decreto 4954/2004 do Ministério da Agricultura, alterado pelo Decreto 8384/2014, define biofertilizante como um produto que possua quaisquer princípios ativos ou agentes orgânicos em sua composição, seja isento de agrotóxicos e capaz de atuar no cultivo de plantas de forma a elevar a produtividade e o porte da cultura. Ceccato explica que são misturados os dejetos de animais em uma compostagem e, após o período de fermentação, esse composto é granulado, secado e resfriado. Em seguida, é embalado e está pronto para uso. “O produto é 100% composto por dejetos de animais”, frisa. Além disso, o produto final não apresenta odor. Para aquisição estão disponíveis as opções de sacos de 40kg, big bags e à granel.

Além do fato de não possuírem agrotóxicos e não produzirem impactos ambientais, os biofertilizantes têm uma série de vantagens, entre elas o aumento dos mecanismos de armazenamento de nutrientes no solo, liberam os nutrientes de forma mais lenta e mais compatível com o que a plantação precisa, ajudam a manter a umidade e melhoram a estrutura orgânica do solo. Mais informações sobre os produtos da Biofertilizantes Aimoré podem ser solicitados através do telefone (54) 9 99727328.

Comentários