Grandes Campeãs da 14ª TecnoClara são de Cotiporã e Veranópolis

De 05 a 07 de julho aconteceu a 14ª Tecnoclara, em Paraí. A exposição de animais e implementos agrícolas organizada pela Cooperativa Santa Clara, realizada paralelamente à 7ª ExpoParaí, contou com a participação de diversos associados, público e autoridades.
Somados as exposições de animais e máquinas agrícolas, foram realizados sexta e sábado, 05 e 06, os julgamentos de gado leiteiro, principal atração da Tecnoclara. No total, participaram da disputa 125 animais da raça Holandesa e 44 da raça Jersey, entre terneiras, novilhas e vacas. O jurado de pista foi José Ernesto Wunderlich Ferreira, o Neneto.
No sábado foi realizado o julgamento da Raça Holandesa. No Gado Jovem, a campeã foi a bezerra C. Santa Clara I. E. F Cestonaro 32351 Roberta Mccuthe, seguida da reservada C. Santa Clara I. E. F Cestonaro 32188 Picola Saloon, ambas do produtor Ivo Pedro Cestonaro, de Nova Bassano. Em 3º lugar, ficou a C. Santa Clara A. Tosetto 34104, do produtor Alberto Tosetto, de Nova Roma do Sul.
Os julgamentos encerraram com o Grande Campeonato da Raça Holandesa. A grande campeã da exposição foi a vaca C. Santa Clara E. F. Bresolin 28167 Man-o-Man 2, do produtor Elbio Bresolin, de Veranópolis, e a reservada de grande campeã foi a C. Santa Clara I. E. F. Cestonaro 27831 Xuxa Whiskey, do produtor Ivo Pedro Cestonaro, de Nova Bassano, que também ganhou como vaca jovem. Em 3º lugar, ficou a vaca C. Santa Clara A&D Dalla Libera 28072 Sid, de Domingos Bortolon, de Protásio Alves.
Na sexta-feira, ocorreu o julgamento da Raça Jersey, cuja grande campeã foi a C. Santa Clara PZ 20396 On Time e a reservada foi a C. Santa Clara PZ 20261 Academy, ambas do produtor Paulo Zanette, de Cotiporã. O 3º lugar ficou com a vaca C. Santa Clara AF 20585 Marcin, do produtor Antonio Fiametti, de Nova Roma do Sul. No gado jovem Jersey, a campeã foi a vaca C. Santa Clara FF 20687 Davilla Chili, do produtor Domingos Bortolon, de Protásio Alves. O título de reservada ficou com a vaca C. Santa Clara PZ 20614 Lexicon, do produtor Paulo Zanette, de Cotiporã. E o 3º lugar ficou com a vaca C. Santa Clara FF 20800 Valson, também do produtor Bortolon.

Um dos momentos marcantes foi o banho de leite dos vencedores do concurso na tarde de sábado. Os associados de São Domingos do Sul, Arzelindo Pandolfi e Henrique Pandolfi, juntamente com a família, foram os agraciados com a vaca número 1557. A vaca produziu 66,4 kg de leite em 3 ordenhas. A nutrição dos animais da propriedade é orientada pelo corpo técnico da Cooperativa Santa Clara, que fornece acompanhamento da dieta de seu rebanho.

CONCURSO JOVEM PUXADOR

Um dos atrativos da programação foi o Concurso Jovem Puxador, que ocorreu na tarde deste sábado. Foram 28 crianças e adolescentes participantes, de 3 a 15 anos de idade, divididos em duas categorias: de 3 a 9 anos e de 10 a 15 anos. O objetivo da atividade foi avaliar o desempenho do puxador na condução dos animais e incentivar a prática às novas gerações. Os inscritos, que obrigatoriamente tinham vínculo familiar com os expositores, foram agraciados com uma medalha e um brinde.

ABERTURA
Diversas autoridades participaram da abertura da 14ª edição da Tecnoclara, na manhã deste sábado.
O gerente da Santa Clara de Paraí e presidente da 7ª ExpoParaí, Arlei Schwarzbach, parabenizou todos os envolvidos pela organização do evento, pela participação e dedicação dos expositores e pelo zelo com os animais durante o concurso.

O prefeito de Paraí, Gilberto Zanotto, ressaltou a importância da Cooperativa Santa Clara para a região de Paraí, que permitiu a geração de emprego e renda a muitas famílias desde a sua instalação na cidade. 
O diretor administrativo e financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra, parabenizou a organização do evento, destacou o empenho dos associados, que se dedicam diuturnamente ao cuidado do rebanho, e ressaltou a necessidade de perseverar diante das dificuldades que afetam todos os setores, provocando oscilações normais de mercado.  
Fotos: Mirna Messinger

Fonte: Santa Clara


Comentários