Municípios da Amesne definem hospital referência em traumatologia e ortopedia

Na última quinta-feira, 30 de maio, o Prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, juntamente com a Secretária da Saúde, Vanessa Calioni e demais representantes dos municípios, entre Prefeitos e Secretários de Saúde da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), participaram de uma importante reunião em Bento Gonçalves.

O objetivo foi a assinatura, com o Governo do Estado, do termo de edição da Portaria SES, que tem por objetivo viabilizar os repasses de recursos financeiros ao Hospital São Carlos de Farroupilha, que será referência nos atendimentos de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Com este anúncio, 34 municípios das regiões Vinhedos e Basalto e Uva e Vale serão beneficiados com este aporte. 
Assinaram o referido documento, que abrange todos os Municípios da macroserra, o presidente da AMESNE e prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin, a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e o presidente da FAMURS e prefeito de Garibaldi Antônio Cettolin.
De acordo com a resolução, após o credenciamento do Hospital São Carlos junto ao Governo Federal para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos Federais, Estaduais e Municipais. Serão R$ 140 mil/mês cada ente, e os Municípios co-financiam o restante, onde cidades de maior proporção de habitantes terão mais cirurgias à disposição. Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.
“Agradeço ao presidente Pasin, assim como todos os presidentes que passaram pela Amesne por terem semeado para que hoje pudéssemos estar colhendo. Estaremos juntos para construir da melhor forma para os Municípios. Agora, aguardamos somente o cadastro do Hospital São Carlos junto ao Ministério da Saúde”, enfatizou a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Fotos: Amesne

Comentários