Ciclo de reuniões aproximam agricultores e entidades em Fagundes Varela

Ciclo de reuniões aproximam agricultores e entidades em Fagundes Varela

Na terça-feira, dia 28 de maio, aconteceu o encerramento do ciclo de reuniões, promovido pela EMATER, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal da Agropecuária, através do SIPOA, com agricultores familiares residentes nas comunidades rurais e área urbana do município. As reuniões foram uma oportunidade para estreitar relações, onde cada Instituição apresentou suas linhas de ação para contribuir no desenvolvimento sustentável das propriedades rurais do município. 
O gerente da agência do Sicredi de Fagundes Varela, Gustavo Fantini iniciou os encontros, apresentando a cooperativa e seu portfólio de produtos e ações. Destacou o comprometimento de toda sua equipe com a realização de bons negócios, capazes de atender os anseios dos associados, gerar bons resultados a cooperativa e também reverter em benefícios a comunidade, através das inúmeras ações que a cooperativa desenvolve no município. 
A EMATER, através da Engenheira Agrônoma Taciana Marchesini e do extensionista social Airton de Almeida, propôs uma reflexão sobre os avanços obtidos pelos agricultores familiares ao longo do tempo, seja em uso de tecnologias e manejo de culturas e criações. Pontuou-se a necessidade da propriedade ser conduzida como uma empresa, estando atento aos fatores que podem contribuir para o sucesso ou fracasso da mesma. Nestes fatores está o cuidado que se deve dispensar ao solo, principal ativo das propriedades. Manejar adequadamente, corrigindo a fertilidade, mantendo cobertura verde ou morta para que se alcancem produções capazes de viabilizar a atividade. 
A médica veterinária Cristiane Barile, responsável pelo SIPOA (Setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do município, fez uma apresentação do seu trabalho, destacando a estrutura e avanços conseguidos pelo Serviço de Inspeção Municipal, principalmente a adesão ao SUSAF. Esta adesão viabilizará a implantação e credenciamento de novas agroindústrias no município, ao permitir a comercialização em todo o estado. Outro assunto destacado foi o Calendário Zootécnico de Fagundes Varela, que através dele os produtores poderão gerir com maior eficiência os períodos de aplicação das vacinas obrigatórias e não obrigatórias (porém importantes) dos animais, assim como testes de brucelose e tuberculose, declaração anual de rebanho e revisão do talão de produtor. Na oportunidade também explicou sobre a importância da imunização no controle de doenças do rebanho bovino, sendo que, além de causarem prejuízos econômicos muitas são consideradas zoonoses, ou seja, doenças dos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eugenio Zanetti explicou as principais linhas de ação do sindicato. Destacou a importância do movimento sindical para conquista e manutenção de direitos pelos agricultores, principalmente no momento em que se discute a reforma da previdência. Outro assunto abordado foi a declaração de imposto de renda pelos agricultores e o Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF). Para o presidente, é necessário que os agricultores estejam atentos as mudanças que estão acontecendo e colocou a instituição a disposição para facilitar a vida dos mesmos.
O encontro de encerramento contou com a presença do vice-prefeito, Dirceu Binda que destacou a importância da participação dos agricultores e familiares nestas inciativas, pois sempre se aprende algo novo que poderá ser utilizado nas propriedades. 
As reuniões iniciaram no dia 04 de abril e percorreram as comunidades rurais e a sede, sempre as terças-feiras. Foram 9 encontros que contaram com a presença de 305 pessoas.

Comentários