Veranópolis recebe trabalhos sobre enfrentamento à violência

No dia 29 de maio foi realizada a conclusão da primeira fase de trabalho sobre o enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, a partir da implementação da lei 13.431/17 e dos direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes. 

Tal trabalho, que vai do depoimento especial e escuta especializada, até a educação em sexualidade, foi idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Contou com o envolvimento e articulação das áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. O mesmo foi conduzido pelo profissional Raul Araujo. 
Raul é pesquisador e Consultor em direitos humanos. Doutorando em Filosofia Política pela European Graduate School e em Medicina pela UNIFESP. É mestre em Estudos de Reconciliação pelo Trinity College of Dublin. Trabalha com Direitos Humanos há 20 anos, sendo membro efetivo da Cátedra Edward Said -UNIFESP e do Núcleo de Direitos da USP. Foi coordenador Border Arts Centre, departamento do Dundalk Institute of Technology onde lecionava, desenvolvia pesquisas e implementava projetos para a paz e reconciliação na Irlanda. Desenvolveu projetos e trabalhou na Alemanha, Brasil, Inglaterra, Escócia, País Basco, Espanha, Eslováquia, Romênia, Áustria, Itália, Irlanda e Irlanda do Norte. Possui sólida experiência na área de direitos humanos e direitos humanos de crianças e adolescentes. Atualmente presta consultoria para União Europeia, Fundo das Nações Unidas para Populações, Save the Children, Associação Brasileira de Magistrados Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância, International Centre for Migration Policy Development, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional de Justiça, Instituto Fazendo História, Aldeias Infantis SOS, entre outros. Atua também como pesquisador associado à Universidade de Liverpool
Como próximos passos dentro do tema, haverá a construção do Plano Municipal dos Direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes e combate à Violência Sexual, além de campanhas preventivas que já vem sendo desenvolvidas. 
Será realizado um evento no dia 05 de junho, às 19:30, no Auditório da ACIV em Veranópolis, com o tema “Proteção integral e o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes em Veranópolis”, conduzido por João Batista Costa Saraiva. 
João é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), é advogado e consultor em Direito da Criança e do Adolescente, com atuação na América Latina, Caribe e África. Especialista em Direito, presta Consultoria a diversos organismos internacionais, com ênfase ao UNICEF. Foi Promotor de Justiça e Juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul. É professor no Curso de Pós-Graduação em Direito da Criança da Fundação Escola do Ministério Público do RS, assim como em diversas instituições, sendo professor colaborador do Programa Justiça Penal de Adolescentes da Universidade Diego Portales, de Santiago do Chile.Tem diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, sendo conferencista reconhecido em sua especialidade.Atualmente preside o IBDCRIA – Abmp e é membro do Fórum Nacional da Justiça Da Infância e Juventude – FONINJ, órgão do CNJ.

Comentários