Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações.

O que é exploração sexual? É a utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de troca ou lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual pode ocorrer em redes criminosas de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

O que é abuso sexual? Toda forma de relação ou jogo sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, com o objetivo de satisfação desse adulto e/ou de outros adultos. Pode acontecer por ameaça física e/ou verbal, ou por sedução.

Como denunciar? Quando você suspeitar ou identificar que crianças e adolescentes (até 18 anos) estejam passando por uma situação de abuso ou exploração sexual, DISQUE 100- Disque Direitos Humanos! A ligação é anônima, gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Contamos com o seu apoio, pois ocupa um papel importante! Quem está sempre na estrada pode ser um agente de proteção dos direitos das crianças e de adolescentes em situação de risco.

Proteger a infância e a adolescência é um dever de todos!

Esta campanha é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Veranópolis (Comdica).

Comentários