Casa da Cultura será ampliada e revitalizada!

Na última segunda-feira (22), foi assinada a ordem de início das obras da Casa da Cultura de Cotiporã. Mais de 540 mil reais serão investidos na ampliação e revitalização do local que, atualmente, abriga o Museu, Biblioteca e Anfiteatro Municipal.
Para o Prefeito Breda, a obra torna-se prioridade por representar a história e cultura do município. Breda ressaltou que o local merece ser visto com amor e valorização, buscando garantir a história do município bem como o lazer e bem estar dos que ocupam do espaço.

Na última segunda-feira (22), foi assinada a ordem de início das obras da Casa da Cultura de Cotiporã. Mais de 540 mil reais serão investidos na ampliação e revitalização do local que, atualmente, abriga o Museu, Biblioteca e Anfiteatro Municipal.

A obra, realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, teve projeto e planejamento executado pelo Departamento de Engenharia Municipal, o qual teve o cuidado de preservar a arquitetura tradicional do casarão, construído na década de trinta.

Para o Prefeito Breda, a obra torna-se prioridade por representar a história e cultura do município. Breda ressaltou que o local merece ser visto com amor e valorização, buscando garantir a história do município bem como o lazer e bem estar dos que ocupam do espaço. “Se não valorizamos nosso passado, para onde iremos?”, refletiu o Prefeito Breda.

Representando todos os integrantes do Coral Jovem Monte Vêneto, Cia de Teatro Arte In Cena e Orquestra Jovem de Cotiporã, Inde Stefania Rossato ressaltou a importância da obra para todos os grupos que utilizam do local para criação e ensaio de seus espetáculos. Ainda ressaltou a importância do local para fomento social e cultural. “Como é bom vermos a Administração Municipal voltando seus olhares para a cultura do município, incentivando os grupos, convivência e valorizando nossa história.”, afirmou a cotiporanense. Ainda, durante os pronunciamentos, a Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel, destacou a relevância da Casa da Cultura entre todos os pontos turísticos do município, afirmando serem poucos os municípios que possuem museus com tantas contribuições e objetos históricos. Também, ressaltou a importância da obra para o fomento do turismo em Cotiporã.

A obra

Para a parte interna da Casa da Cultura, no andar superior, foram propostas intervenções arquitetônicas com o objetivo de revitalizar o espaço interno, trazendo maior interatividade aos ambientes. A obra contempla a construção de salas temáticas, propondo um percurso para o usuário, valorizando a história do Município e da imigração italiana na região. Garantindo a acessibilidade de todos os locais, os serviços atendem as demandas de revitalização da biblioteca, criação da brinquedoteca, espaço para funcionários, banheiros e depósito.

No subsolo da Casa da Cultura, está localizado o Anfiteatro Municipal, local muito utilizado pela Cia de Teatro Arte In Cena, Orquestra Jovem e Coral Jovem Monte Vêneto. Para tanto, a obra prevê a qualificação do local, com construção de espaços para os grupos e banheiros. A parte externa, em frente ao anfiteatro, receberá pavimentação e arborização, a fim de garantir a permeabilidade do terreno.

A obra também contempla a remodelação externa do prédio, com pintura e construção de rampas de acessibilidade. Segundo o arquiteto responsável, Guilherme Joner, “todas as intervenções propostas visam manter as características arquitetônicas da mesma, sendo proposta a modernização apenas da área interna”.

Comentários