Cotiporã inaugura reformas da UBS Central

Buscando garantir a qualidade no atendimento da saúde em Cotiporã, foi inaugurada, na sexta-feira (21), a ampliação da Unidade Básica de Saúde Central, a qual contempla o pavimento superior e a área externa do local.  

Realizada com recursos próprios do município e emenda parlamentar do Deputado Federal Jerônimo Goergen, a obra garantiu, no segundo andar, a substituição das portas, janelas e pisos, remodelando o layout e assegurando as adequações hidrossanitárias e elétricas.

Já na área externa, com o objetivo de proporcionar a acessibilidade e segurança dos pacientes, foi instalado elevador, rampa de acesso para pedestres e veículos, nivelamento entre a UBS e a farmácia, instalação de guarda corpos e cobertura externa.

Segundo a Secretária da Saúde e Assistência Social Rozeli Frizon, a ampliação proporcionará maior aproveitamento do prédio e melhor distribuição dos serviços ofertados. “Tivemos uma melhora significativa. Na parte superior teremos a Secretaria da Saúde e Assistência Social, as equipes de apoio, um auditório amplo para a realização de encontros dos grupos, palestras, atividades e a capela”, explica.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cotiporã, Renan Tedesco, reafirmou o compromisso da equipe em representar a população nas decisões que envolvem as questões de saúde. “Como servidor público integrante do Conselho, posso afirmar que a ampliação da UBS, com certeza, garantirá condições melhores de trabalho aos servidores da saúde, com mais espaço, conforto e mobilidade para o desenvolvimento das atividades que beneficiarão os cotiporanenses” concluiu Renan.

Para as pessoas

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal José Carlos Breda ressaltou que todo trabalho desenvolvido, seja na área da saúde ou qualquer outra, é realizado para atender e assegurar a qualidade de vida da população cotiporanense. “Não é o prédio. A obra não quer dizer nada se não houvessem as pessoas e a necessidade de utilizar do local”, afirmou Breda.

Segundo o líder do executivo, a ampliação da UBS era uma demanda urgente para a área da saúde, que necessitava de melhores condições de acessibilidade, bem como, locais para receber a população. “Essa obra representa mais uma vitória e conquista de Cotiporã. Devemos celebrar e agradecer juntos pois, todas as adversidades superadas e trabalhos realizados, demonstram que Cotiporã é capaz de ser cada vez melhor”.

Ainda, Breda falou sobre a busca constante na melhoria dos serviços da saúde. “Temos muito a melhorar sim, mas, somos o 6º município com a saúde mais desenvolvida do Brasil e isso prova que estamos no caminho certo. Sempre buscando bem servir a comunidade e, principalmente, alcançar a excelência no atendimento às pessoas”, concluiu o Prefeito.

Continuidade no trabalho

Mais de 950 mil reais já foram investidos em obras na Unidade Básica de Saúde Central. Em 2014, por meio de recursos próprios e emenda parlamentar, a UBS recebeu serviços de remodelação no primeiro pavimento e instalação de gerador de energia, assegurando o atendimento diante qualquer situação. Em 2017, foi colocada nova cobertura no prédio e instalações elétricas, lógicas e de telefonia foram substituídas. Também, foram realizadas melhorias no acesso com pavimentação e ajardinamento.

Ainda, o Município de Cotiporã investe fortemente na infraestrutura, serviços, contratação e capacitação de profissionais a fim de assegurar a saúde pública. “Poucos municípios contam com amplo espaço para atendimentos, equipe multiprofissional, assistência nos três turnos e plantão para emergências como aqui em Cotiporã. Devemos agradecer ao Prefeito Breda e Vice Ivaldo por colocarem a saúde como meta prioritária, aproximando o atendimento aos munícipes e trabalhando a prevenção” afirma a Secretária Rozeli.

Clima de festa

Além da bênção dada pelo Pároco Vitor Citolin à UBS Central, que abriga  a Estratégia da Saúde da Família N. Sra. da Saúde e N. Sra. Aparecida, a solenidade de inauguração contou com acústico dos cotiporanenses Jordana de Marco Giacomelli e Juliano Cendron, apresentação do Coral Vita Bella, visitação na UBS e coquetel, permitindo a interação entre a população, profissionais da saúde e o local.

A moradora Maria Lucia Bortoncello afirmou estar surpresa com a magnitude da obra. “Eu não imaginava que estaria tão lindo. Além de estar magnífico, eu posso ser melhor atendida quando chego na UBS”, pontou.

“Não dez, nota mil pra essa obra. A gente sempre precisa de atendimento e temos que valorizar essas coisas que são muito importantes para Cotiporã”, afirmou a moradora Leondina de Marco. 

Comentários