Fotógrafa veranense faz exposição com mulheres que estão superando o câncer

Tradicionalmente, o mês de outubro é marcado por ações que visam a conscientização para a importância da detecção precoce do câncer de mama. É o período em que são intensificadas as informações através de palestras, encontros e demais eventos relacionados ao tema.

 

OUÇA AQUI entrevista com a fotógrafa Marivete Consalter e a psicóloga do Instituto do Câncer Daiane Cenci.

 

No Hospital Tacchini, o Instituto do Câncer promoveu uma exposição de fotos de pacientes que estão realizando tratamento contra o câncer de mama. A exposição aconteceu na recepção do Instituto do Câncer, e no dia 30, aconteceu uma palestra alusiva ao tema e distribuídas as fotos a cada uma delas. A gestora do Instituto do Câncer, Enfermeira Gislaine Grapiglia, conta que a ideia surgiu numa reunião de equipe e que a fotógrafa Marivete Consalter Caglioni (que já tinha passado por tratamento) manifestou o desejo de fazer uma parceria com Instituto do Câncer neste sentido. Atualmente temos cerca de 40 mulheres realizando tratamento contra o câncer de mama. As 18 mulheres fotografadas são moradores de diferentes municípios em que o Hospital Tacchini é referência no serviço oncológico”, relata.

 

Outubro rosa hospita tacchini

 

A exposição teve por objetivo alertar e conscientizar a comunidade para a importância do auto exame e a necessidade das mulheres consultarem seu médico anualmente. “Foi a forma que encontramos para mostrar, principalmente, a superação de todas estas mulheres que descobrem a doença e que a enfrentam com coragem e determinação este processo”, lembra Gislaine.

Ação Interna – O SESMT, com apoio da CIPA do Hospital Tacchini, realizou ações alusivas ao Outubro Rosa na semana de 22 a 27 de outubro.

O ponto forte da ação aconteceu no dia 23, quando todos os funcionários tiveram a oportunidade de conversar com profissionais da saúde sobre o auto exame da mama; pousar para fotos com uso de adereços relacionados ao tema e participar de sessão de maquiagem e esmaltaria. O restaurante do Hospital Tacchini também entrou no clima e ofereceu um cardápio Rosa. A Liga de Combate ao Câncer também participou, realizando a venda de produtos e a distribuição dos laços cor-de-rosa que simbolizam a campanha.

Comentários