BellaFesta 2018 resgata produção de torresmo e pão

Um dos pontos altos da BellaFesta ao longo de suas cinco edições já realizadas foi a gastronomia. A estrutura do evento sempre disponibilizou amplo espaço para a Praça de Alimentação. Além disso, a programação sempre contou com almoço, jantares e refeições que foram servidas valorizando pratos típicos da região.

Neste ano, não será diferente. A Comissão responsável pela gastronomia está organizando tudo nos mínimos detalhes para que quem for passar pela BellaFesta, possa ser bem acolhido e, principalmente, servido com a mesa farta com na casa dos pais ou dos avós.

Uma das novidades deste ano é o resgate do torresmo. Fagundes Varela tem uma grande tradição neste segmento. Isso porque, há quase 100 anos, surgiu na pequena localidade da então Bella Vista, o Abatedouro de Suínos Lunardi Scandróglio, Sottili & Cia. Com o passar do tempo, a empresa foi adquirida pela Cooperativa de Suinocultores Bella Vista Ltda, que passou a ser responsável pelos produtos Sul Brasil. Publicações da época evidenciavam que a banha e os fiambres produzidos em Fagundes, na década de 50, eram os melhores do país. Já na década de 70, devido a dificuldades financeiras, a Cooperativa fechou suas portas. Porém, as marcas do trabalho desenvolvido e a receita do bom torresmo passou de geração em geração e, hoje, ainda se mantém viva.

Segundo Éder Pelegrini, presidente da BellaFesta 2018, para evidenciar ainda mais essa característica dos fagundenses, as agroindústrias estarão produzindo o torresmo para os visitantes em dois horários, todos os dias, a partir das 13h30min. “Antes de provarem o produto, os visitantes poderão acompanhar todo o seu processo de produção, que vai desde o corte da pele de porco com gordura em pedaços até a fritura, quando ficam crocantes”, destaca. Todo o trabalho será realizado em frente a prefeitura, ao lado da antiga caldeira da Cooperativa, que foi importada da Itália. “Será uma viagem no tempo, de resgates, de emoção e, claro, de farta gastronomia, reunindo a família, como é nosso objetivo por meio do slogan: unindo gerações”, complementa.

Outro produto típico da região e que retrata o encontro da família na mesa é o pão. Ele também será feito no local. As agroindústrias também estarão comercializando salame, vinho e queijo. Os dois primeiros produtos conquistaram o segundo lugar entre os melhores do Estado na última Expointer.

Estarão presentes as agroindústrias Valente, Vó Elena, Bassani e Bergamaschi. Todas quatro de Fagundes Varela.

Na última segunda-feira, dia 05, as Soberanas do evento estiveram acompanhando as obras de construção do forno. Ele será erguido a base de barro, como antigamente. O forno servirá para assar o pão.

Além disso, haverá Praça de Alimentação com outros pratos que serão servidos. A BellaFesta será de 06 a 09 de dezembro, com entrada gratuita.

 

Comentários