IFRS disponibilizará três cursos no Campus de Veranópolis

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), está com o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para processo seletivo 2019/1 aberto, para estudantes que pretendem ingressar em um dos 17 campi da instituição em 2019. Presente há quatro anos no município de Veranópolis, o Campus Veranópolis oferece 90 vagas para três cursos federais, totalmente gratuitos e de qualidade. São eles:

– Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (primeira turma):

É um curso que integra o Ensino Médio (disciplinas tradicionais) e Ensino Técnico (na área da administração). A carga horária total do curso é de 3.167 horas/aula.

Duração: 3 anos;

Vagas: 30;

Aulas: das 13h às 18h20min (Atividades extraclasse pela manhã e no segundo ano do curso, haverá uma manhã da semana com aula).

– Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será capaz de analisar, projetar, desenvolver, testar e implantar sistemas computacionais, utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de Engenharia de Software, Linguagens de Programação e Banco de Dados, entre outros. O curso tem carga horária de 2.014 horas/aula.

Duração: 6 semestres;

Vagas: 30;

Aulas: das 19h às 22h35min.

– Tecnologia em Processos Gerenciais:

O Tecnólogo em Processos Gerenciais poderá atuar na gestão de organizações a partir da análise e implementação de processos gerenciais, que conjuguem habilidades e conhecimentos para a tomada de decisão nas áreas de produção, serviços, pessoal, finanças, estratégia e mercado e áreas afins, visando impulsionar o desenvolvimento regional e sustentável. O curso tem carga horária de 1.683 horas/aula.

Duração: 6 semestres;

Vagas: 30;

Aulas: das 19h às 22h35min.

O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

As pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento a critérios estabelecidos, podem pedir gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. Todas as informações constam do Edital nº 58/2018.

Para solicitar a isenção, é necessário preencher o formulário disponível no edital, reunir a documentação exigida e entregar no campus pretendido. Os campi oferecem computador com acesso à internet aos candidatos que necessitem. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição vai até 28 de setembro de 2018. O resultado da solicitação será divulgado no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) no dia 3 de outubro.

A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 8 de outubro de 2018.

Saiba mais

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 8 de outubro e vão até 7 de novembro de 2018, pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br). Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro de 2018.

Neste processo seletivo, são ofertados cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, concomitantes ao Ensino Médio, subsequentes ao Ensino médio e também cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). São mais de 4.500 vagas, nos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Fonte: IFRS

Comentários

Deixe uma resposta