CASA SARETTA PASSA POR REVITALIZAÇÃO

A Casa Saretta, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Centro de Informações ao Turista e Venda de Artesanato, passa por revitalização.

A cobertura e a parte externa passou por processo de lavagem nesta semana. As próximas etapas consistirão em reforço da pintura onde há necessidade na parte externa, reestruturação do Centro de Informações ao Turista, da Secretaria e da a Praça Centenário. Ainda constam no planejamento, a readequação do prédio para receber pessoas com mobilidade reduzida.

A reestruturação da Casa Saretta trará mais conforto e proporcionará um espaço exclusivo para atendimento aos visitantes, oferecendo hospitalidade e mais informações sobre a Casa Saretta,o Município de Veranópolis e do Roteiro Turístico Termas e Longevidade.

A Casa Saretta foi construída entre os anos de 1906 e 1907 por Domênico Saretta, em forma de chalé, com lambrequins e telhas de madeira conhecidas como “scandole”, típicas da arquitetura de imigração italiana. A mesma estava estabelecida perto do Arco Sul e foi a primeira sede dos Correios e Telégrafos, além de abrigar a família Saretta. A casa é patrimônio histórico, tombada no ano de 1983 pelo IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – e, após, foi transferida para o local atual.

A Casa Saretta está de portas abertas para receber os visitantes na Central de Informações ao Turista e na venda de Artesanato, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Veranópolis

Comentários

Deixe uma resposta