Região debate Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Esta sendo elaborado junto ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ? PIGRS, que integra doze municípios da região, sendo Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
O PIGIRS é um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos urbanos e do serviço de limpeza pública, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta (convencional e seletiva), armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final.
Os objetivos do PIGIRS são:
· Estabelecer critérios para padronizar o sistema de gestão de resíduos sólidos;
· Definir programas para melhorar a educação ambiental da população;
· Constituir ações e metas para diminuir a geração de resíduos sólidos;
· Propor soluções para aumentar a quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem;
· Apontar modelos mais sustentáveis para destinação final de rejeitos;
· Determinar metas de curto, médio e longo prazos, os programas e as ações necessárias para a gestão integrada dos resíduos sólidos na forma do consórcio.
Durante o ano de 2016 foram realizadas reuniões mensais e visitas técnicas com a participação dos 12 municípios, visando a construção de um diagnóstico da situação atual da gestão dos resíduos sólidos na região. Dando continuidade aos trabalhos, no dia 11 de janeiro, foi realizada uma reunião da coordenação do PIGRS na sede do Cisga em Garibaldi para definir as ações para este ano. Participaram da reunião o Diretor Executivo do CISGA, Rudimar Caberlo e os coordenadores Adilson de Chaves do município de Veranópolis, Luis Espeiorin do município de Bento Gonçalves e Cristina Mersoni do município de Garibaldi.
?O plano que esta em elaboração será um documento norteador para que os 12 municípios do CISGA realizem a gestão de seus resíduos de forma integrada, definindo as responsabilidades de todos os envolvidos na geração dos resíduos sólidos?, conforme afirma Adilson, responsável pelo plano em Veranópolis.

Fonte: CISGA

Comentários

Deixe uma resposta